Precatório INSS

O que você precisa saber sobre precatório do INSS

Quatro coisas que você precisa saber sobre precatórios do INSS

Primeiramente, precatórios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) correspondem a créditos decorrentes de ações judiciais condenatórias transitadas em julgado. O que tornam o indivíduo credor perante a mencionada autarquia federal.

Neste artigo vamos desvendar as principais dúvidas sobre os precatórios do INSS.

1 – Como consultar o pagamento de precatório do INSS?

É segurado do INSS e está em dúvida acerca da situação do seu precatório? Quer saber sobre prazos e previsões de pagamentos?

Pela internet, o detentor do título pode saber informações como o mês correto do depósito do valor, assim como o banco onde o saque deverá ser realizado. Para isso basta consultar os portais do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial tramitou. Mas caso não tenha o número do processo, a pesquisa pode ser feita pelo CPF, no campo “consulta processual”.

2 – Qual o prazo para recebimento do precatório do INSS?

Posto que, os prazos para pagamento dos precatórios são sempre os mesmos, a realidade pode ser bastante diversa. Isso ocorre pois apenas os entes federais, como o INSS, pagam seus precatórios conforme prevê o artigo 100 da Constituição Federal.

O mencionado artigo prevê que o pagamento dos precatórios deve ser realizado dentro do “ano de vencimento”. Assim, caso o precatório seja inscrito até 1º de Julho, o pagamento ocorrerá até o final do exercício seguinte, ou seja, o dia 31 de dezembro do ano posterior ao da inscrição. Porém se a inscrição for efetuada após o 1º de Julho, o pagamento só ocorrerá no ano subsequente, totalizando o prazo de dois anos e meio.

De acordo com o histórico dos TRFs, os pagamentos dos precatórios do INSS são realizados nos últimos meses do ano (geralmente no mês de novembro).

3 – Quem possui prioridade no recebimento dos precatórios do INSS?

O Estatuto do Idoso, em vigor desde 2004, prevê que pessoas com mais de 60 anos devem ter preferência em processos e decisões judiciais. Tal preferência inclui o pagamento de precatórios.

Além dos idosos, indivíduos portadores de doença grave ou deficiência física também tem prioridade de recebimento. De acordo com a Lei nº 7.713/88, em seu artigo 6º, inciso XIV, dispõe o rol de doenças consideradas graves, dentre elas: cegueira; esclerose múltipla; cardiopatia grave; dentre outros.

O pedido de prioridade não necessita ser feito no ato da requisição. Desta feita, e posteriormente o beneficiário venha a completar 60 anos ou adquirir doença grave ou deficiência após a expedição do precatório, então ele entrará na lista de prioridade.

4 – Como posso antecipar o recebimento do meu precatório do INSS?

Em razão da demora no pagamento pelo Poder Público a venda de precatórios tem se tornado uma opção cada vez mais procurada pelos detentores dos títulos. Pois a principal vantagem da venda é não precisar aguardar o prazo para pagamento pelo Judiciário. O valor negociado é recebido à vista, podendo de imediato ser usufruído pelo credor.

Mas para que o processo de venda do precatório seja realizado sem problemas, de antemão você deve procurar uma empresa de renome e com experiência no mercado.

A Ridolfinvest presta toda a assessoria necessária para efetivação da venda de seu precatório federal com total transparência e segurança.

Entre em contato conosco, que teremos prazer em enviar uma proposta por telefone ou recebê-lo(a) em nosso escritório.

Bernardo Joaquim Ridolfi

Postagens recentes

Venda de Precatório Federal: motivos para você vender seu precatório

O mercado de venda de precatórios federais está em constante aquecimento, graças às inúmeras vantagens…

4 semanas atrás

Venda de Precatório Federal: entenda como funciona o processo de venda

O mercado de venda de precatório federal está cada vez mais aquecido, principalmente pela vantagem…

5 meses atrás

Saiba as vantagens de fazer o adiantamento do seu Precatório Federal

Como já esclarecemos em alguns artigos do nosso blog, o precatório federal corresponde a um…

5 meses atrás

Existe empresa que faz compra de precatórios?

Precatórios são ordens judiciais para o pagamento de débitos originadas de uma condenação de cunho…

6 meses atrás

Tire todas as dúvidas sobre precatório alimentar

Precatórios são requisições de pagamentos expedidos pelo Poder Judiciário para cobrar dos entes públicos. Assim…

8 meses atrás

Quais são os tipos de Precatórios?

Como já falamos conceituamos algumas vezes aqui no portal, um precatório é uma solicitação de…

9 meses atrás