Precatório Federal

O que é um Ofício Requisitório?

Provavelmente você já ouviu falar em “ofício requisitório”. Sabe o que isso significa? É um termo bastante usual para quem é possuidor de precatórios, já que faz parte do seu processo de formação. Neste artigo iremos nos aprofundar neste tema para sanar qualquer dúvida que ainda possa existir. Vamos lá?

Primeiramente vamos às definições. Ofício requisitório nada mais é do que um documento expedido após o trânsito em julgado de uma decisão judicial (momento em que não cabe mais a interposição de nenhum recurso), que visa confirmar uma dívida existente com o Poder Público. 

Ou seja, depois de transitada em julgado a sentença em processo que tramitou contra um ente público, caberá ao juiz de primeira instância efetuar a expedição do ofício requisitório.

Após a expedição, o documento será encaminhado para o presidente do Tribunal de Justiça, o qual será responsável por realizar a confirmação da existência de todos os requisitos necessários. 

Após essa análise, se tudo estiver correto, o Presidente do Tribunal  finalmente realizará a expedição do Precatório para a Fazenda Pública.

Ou seja, é a partir do ofício requisitório que o presidente do Tribunal de Justiça ou do Tribunal Regional Federal (quando se tratar de ações que tramitam na Justiça Federal) autorizará a expedição do Precatório

Assim, em palavras mais claras, resume-se que o precatório é formado a partir do ofício requisitório. A existência do primeiro depende da expedição do último.

Quais são as informações que devem constar no ofício requisitório?

Para deixar tudo claro e sem margem para interpretações divergentes, o juiz da execução deverá constar, no ofício requisitório, diversos itens do processo, pois o ofício requisitório só poderá ser transformado em Precatório se forem atendidos todos os requisitos fornecidos pelo magistrado.

Assim, para que não haja nenhuma irregularidade, devem constar as seguintes informações nos ofícios requisitórios: número do processo; nomes das partes e de seus procuradores; nomes dos beneficiários; informação acerca da natureza do crédito (se é de natureza comum ou alimentar); valor total da requisição, bem como o valor individualizado por cada beneficiário; data do trânsito em julgado da decisão judicial que originou o crédito; etc.

Se o crédito pretendido for precatório de natureza alimentar, também deverá constar no ofício a data de nascimento do beneficiário, bem como as informações pertinentes acerca de eventual deficiência ou doença grave a que o mesmo fora acometido, para justificar e comprovar a preferência no recebimento do valor.

Quanto tempo demora para receber o valor após a expedição do ofício requisitório?

Estando o ofício requisitório devidamente regularizado, com todas as informações acima detalhadas, ele será numerado (com numeração crescente e própria para cada ente devedor) e transformado em Precatório. Como já vimos anteriormente, o precatório nada mais é do que o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação.

A ordem de pagamento do precatório vai possuir algumas variáveis, por exemplo, a sua natureza comum ou alimentar, e a lista de pessoas prioritárias para o recebimento. 

Expliquemos melhor. Os precatórios de natureza alimentar possuem prioridade de recebimento, comparando-se aos de natureza comum, já que os alimentares decorrem de ações judiciais referentes à salários, pensões, aposentadorias, etc. 

Além desta diferenciação, a Lei ainda determina a prioridade no recebimento de valores para idosos, deficientes, portadores de doenças graves, etc.

Caso você seja possuidor de precatório federal e não esteja disposto a aguardar esse tempo para receber o valor devido, que tal vender seu precatório para uma empresa especializada no ramo? 

Venha conhecer a Ridolfinvest! Somos uma equipe formada por profissionais qualificados para melhor negociar seu precatório federal, garantindo transparência e rapidez no processo. 

Caso tenha interesse, entre em contato conosco através de um de nossos telefones ou em nosso escritório. Teremos o maior prazer em recebê-lo.

 

Bernardo Joaquim Ridolfi

Postagens recentes

Venda de Precatório Federal: motivos para você vender seu precatório

O mercado de venda de precatórios federais está em constante aquecimento, graças às inúmeras vantagens…

4 semanas atrás

Venda de Precatório Federal: entenda como funciona o processo de venda

O mercado de venda de precatório federal está cada vez mais aquecido, principalmente pela vantagem…

5 meses atrás

Saiba as vantagens de fazer o adiantamento do seu Precatório Federal

Como já esclarecemos em alguns artigos do nosso blog, o precatório federal corresponde a um…

6 meses atrás

Existe empresa que faz compra de precatórios?

Precatórios são ordens judiciais para o pagamento de débitos originadas de uma condenação de cunho…

6 meses atrás

O que você precisa saber sobre precatório do INSS

Quatro coisas que você precisa saber sobre precatórios do INSS Primeiramente, precatórios do INSS (Instituto…

7 meses atrás

Tire todas as dúvidas sobre precatório alimentar

Precatórios são requisições de pagamentos expedidos pelo Poder Judiciário para cobrar dos entes públicos. Assim…

8 meses atrás