Precatório

Dívidas trabalhistas e o precatório: entenda de uma vez por todas

O precatório advém de dívidas do poder publico determinadas em sentença judicial transitada em julgado. Classifica-se em precatório de natureza alimentar ou de natureza comum, melhor explicado em outro artigo do site.

Os precatórios de natureza alimentar tem prioridade e surgem de decisões que tratam de salário, pensão ou benefício previdenciário, por exemplo. As dívidas trabalhistas, dessa forma, se encaixam nesse tipo de precatório.

Contudo, as dívidas públicas só entram em regime de precatório se foram superiores a valores que variam entre a União, Estados e Municípios.

Só será pago em precatório federal (União) as dívidas superiores a 60 salários mínimos. Para tornar-se um precatório estadual (Estado), a dívida tem que ser superior a 40 salários e, por fim, o precatório municipal (Município) deverá ter valor maior do que 30 salários mínimos.

No que se refere às dívidas trabalhistas, em 26 de dezembro de 2018, o Supremo Tribunal Federal – STF suspendeu decisões que afastaram a incidência do regime de precatório nas execuções de débitos trabalhistas.

O caso ocorreu na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul que considerou que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre não possuía prerrogativas de fazenda pública e, por isso, não poderia usufruir do regime de precatório.

Contudo, o Ministro Dias Toffoli suspendeu esta decisão sob o prisma de outro entendimento já firmado do STF. De acordo com o Ministro, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 387, julgada em março de 2017, apresenta decisão que afirma que as sociedades de economia mista prestadoras de serviço público próprio do Estado podem usufruir do regime de precatório.

Como se sabe, apesar de possuir prioridade no pagamento, o precatório alimentar entra no orçamento público através da Lei Orçamentária Anual e só é pago no ano subsequente.

Além disso, a Emenda Constitucional nº 99 ampliou o prazo fatal para pagamento até 2024. Diante da demora em receber o dinheiro por parte do poder público, o mercado de venda de precatório vem em ascensão.

Visto que o tema “precatório” não é muito comum, é importante negociá-lo com quem entende e com quem já está a tempo no mercado.

Levando esses pontos em consideração, a RIDOLFINVEST é a melhor opção de empresa especializada no ramo de compra de precatório federal.

Deseja saber mais sobre precatório? Está precisando de dinheiro rápido e possui um precatório federal para vender?

Entre em contato conosco, que teremos prazer em enviar uma proposta por telefone ou recebê-lo(a) em nosso escritório.

Bernardo Joaquim Ridolfi

Postagens recentes

Venda de Precatório Federal: motivos para você vender seu precatório

O mercado de venda de precatórios federais está em constante aquecimento, graças às inúmeras vantagens…

1 mês atrás

Venda de Precatório Federal: entenda como funciona o processo de venda

O mercado de venda de precatório federal está cada vez mais aquecido, principalmente pela vantagem…

5 meses atrás

Saiba as vantagens de fazer o adiantamento do seu Precatório Federal

Como já esclarecemos em alguns artigos do nosso blog, o precatório federal corresponde a um…

6 meses atrás

Existe empresa que faz compra de precatórios?

Precatórios são ordens judiciais para o pagamento de débitos originadas de uma condenação de cunho…

6 meses atrás

O que você precisa saber sobre precatório do INSS

Quatro coisas que você precisa saber sobre precatórios do INSS Primeiramente, precatórios do INSS (Instituto…

7 meses atrás

Tire todas as dúvidas sobre precatório alimentar

Precatórios são requisições de pagamentos expedidos pelo Poder Judiciário para cobrar dos entes públicos. Assim…

8 meses atrás